sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

                                                         Meu aprendizado.

Nos tempos da Faculdade de Belas Artes, durante os períodos de aula em Montevidéu eu passava 5 dias por semana no Cerro, onde era o atelier de Gurbich, aluno de Joaquim Torres Garcia, criador do "Universalismo Construtivo". Esse atelier foi comprado por um seguidor deste movimento. Ernesto Drangosh e sua esposa Carmem Kussina, professora de Ballet.
Passei os melhores anos de minha vida nesse grupo (ainda morando em Punta del Este). Naquele tempo todos me conheciam pelo nome de casada, Norma de Volppe. Já divorciada, quando vim para o Brasil passei a ser conhecida como Norma Bonilla..
Nesse atelier, que era muito cosmopolita, aprendi a amar o Construtivismo de Torres Garcia. Muitos artista dessa vertente se reuniam lá e eu aprendi muito com eles e com Manolo Lima, aluno de Torres que também dava aula por lá. Por eles conheci muitas coisas desse ser que saia do Uruguai para a Catalunha (Espanha), com 17 anos, estudando e mais tarde cursando escolas superiores em Barcelona.
Teve o privilegio de frequentar Antoni Gaudi e trabalhar fazendo os vitrais de duas catedrais, de Palmas de Mallorca e a Catedral da Sagrada Familia em Barcelona.
Morou um tempo em New York, trabalhando com brinquedos e sua forma e cor. Já havia constituído uma família.
Voltou para Europa e conviveu com Theo Doesburg e Piet Mondrian pais do Neo Plasticismo. Também dirigiu uma revista e começou a ter o seu estilo.
Joaquim Torres Garcia foi o artista sul-americano com mais contatos com europeus de vanguarda no século xx.
Viveu e frequentou personalidades como Wassily Kandinsky, Fernando Leger, Piet Mondrian, , Josep Stella, Le Coubusier, entre outros.
Escreveu e publicou livros que me sensibilizaram muito,como: "Descubrimiento del ser" e "Universalismo Construtivo".
Logo após o falecimento de Joaquín Torres García en 1949, seus familiares e amigos, liderados por Manolita Piña, sua viúva, tomaram a determinação de criar um museu que contivesse o legado do mestre, tanto de obras de arte como documental.
Sua esposa cumpriu seu objetivo, quando aos 106 anos de idade, inaugurou o Museu Torres Garcia.
Abaixo vemos as 3 fases que passou até chegar ao "Universalismo Construtivo".



Nenhum comentário:

Postar um comentário